top of page

O resultado da terapia é tornar-se uma pessoa autônoma, capaz de ser o que é, e de escolher o seu caminho. O ser humano tem a capacidade, latente ou manifesta, de compreender-se a si mesmo, ainda que em sofrimento e resolver seus problemas de modo suficiente para alcançar a satisfação e eficácia necessárias ao funcionamento adequado; cabe ao terapeuta facilitar e favorecer este processo.

Carl Rogers

Psicologia Humanista

Abordagem Centrada na Pessoa (ACP)

Design sem nome (4).png

Desenvolvida por Carl Rogers na década de 1940, a ACP é uma abordagem não-diretiva e empática, com o objetivo de empoderar e motivar o cliente ao longo do seu processo terapêutico.

 

Para criar as condições facilitadoras de forma que o cliente acesse suas potencialidades e alcance a mudança, cabe ao terapeuta as atitudes de considerar positiva e incondicionalmente a experiência do outro, compreender empaticamente esta experiência e se portar como uma pessoa, em vez de apenas como um especialista. 

  • Facilita o crescimento e desenvolvimento pessoal;

  • Aumenta a compreensão do cliente sobre si mesmo;

  • Desenvolve autonomia no processo de escolhas pessoais; 

  • Eliminar ou aliviar sentimentos de angústia;

  • Melhora a autoestima;

  • Melhora a relação com as próprias emoções e com as pessoas à sua volta;

  • Promove o empoderamento pessoal;

  • Potencializa a abertura para novas experiências e possibilidades de vida.

O trabalho de um psicólogo humanista consiste em proporcionar atendimentos personalizados com base nas queixas e demandas terapêuticas de cada cliente, buscando a compreensão através do exercício da empatia para ajudá-lo a superar as suas dificuldades e desenvolver todo o seu potencial.


Desta forma, a terapia humanista pode ajudar as pessoas a obterem um entendimento mais profundo de si mesmas; fortalece a autoestima e autoconfiança, trazendo o foco para o bem-estar e autocuidado e assim, se importar menos com a opinião alheia e estímulos negativos do meio, sendo capaz de viver a vida de forma mais leve e coerente com que se sente, pensa e como age e reage diante do mundo.

bottom of page